PMT

Encontro de Saúde Mental para servidores
A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo promoveu uma roda de conversa com toda a equipe de psicólogos que realizam atendimentos nas unidades básicas de saúde do município, nesta quarta-feira (29/01), no auditório da Prefeitura, para abordar o tema ‘Saúde Mental, um olhar para dentro”.
A secretária de Saúde, Érica Ferreira Pires, enfatizou que a campanha Janeiro Branco simboliza o mês dos recomeços e fala da importância da saúde mental e da necessidade de encarar um novo ciclo de vida. Ela informou que o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade e depressão, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Érica assumiu o compromisso de realizar mais encontros como este e lembrou o forte impacto gerado na saúde mental das pessoas no período da pandemia da Covid.
A coordenadora do Centro de Atenção Psico Social (CAPS), Melissa Souza Letro, ressaltou a importância de priorizar a saúde emocional dos servidores tanto no ambiente de trabalho como nas relações familiares. “Que este seja um espaço de troca de experiências, de reflexões, que contribua para a melhoria da qualidade de vida e maior valorização do trabalhador”, disse Melissa.
Sete psicólogos da rede de saúde abordaram com maestria temas como: saúde mental e a ausência de doenças, regulação emocional, atenção plena e outros. Os temas levaram a reflexões de como o ser humano não lida bem com incertezas, de como os pensamentos moldam a forma como percebemos a nós mesmos e ainda, “não tem como não sentir ansiedade, temos que aprender a tolerar o sentir”, comentou a psicóloga Rafaela Garcia Abreu Souza. “Quanto mais a gente pensa, menos conseguimos colocar em prática o que pretendemos”, disse.
Participaram do encontro como convidados, os representantes dos Neuróticos Anônimos (NA), um programa de recuperação para pessoas que passam por algum tipo de problema de ordem emocional. O programa segue doze passos e ensina a não diagnosticar, analisar ou doutrinar as pessoas que necessitam de ajuda. É importante esclarecer que não são cobradas taxas nem mensalidades para a participação. Em Timóteo, o NA realiza reuniões às quartas-feiras, às 19h, na Escola Estadual Getúlio Vargas, à avenida JK, S/Nº, bairro Funcionários.
O município de Timóteo conta com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado à avenida Jovino Augusto da Silva, 348, bairro Bromélias, funcionamento de segunda à sexta-feira, das 07h às 18h, com equipe formada por 05 psicólogos, 02 médicos psiquiatras, assistente social, terapeuta ocupacional. A demanda de atendimento é espontânea, para adultos a partir dos 18 anos, não sendo necessário encaminhamento médico.
As Unidades Básicas de Saúde do Ana Rita, Limoeiro, Cachoeira do Vale, Mário de Souza e Timotinho possuem profissionais psicólogos que realizam atendimentos de segundas às sextas –feiras, das 07 às 17 horas, somente com encaminhamento do médico da rede de saúde. São atendidas crianças a partir dos 5 anos, adolescentes até 17 anos, adultos e idosos. De acordo com a demanda, os usuários de várias regionais são encaminhados para o atendimento psicológico conforme especialidade de cada profissional de psicologia.